Periodontia

A área na odontologia responsável pela proteção e sustentação dos dentes é a periodontia. Essa especialidade dedica-se à boa saúde dos ossos, da gengiva e de toda região do dente que compõem o periodonto. 

 

É preciso estar atento quanto à saúde bucal, pois a falta de cuidado com a higienização e de acompanhamento odontológico podem ocasionar em doenças que afetam diretamente o periodonto (gengivite e periodontite), desencadeando diferentes problemas, inclusive sendo as responsáveis por boa parte dos casos de perda de dentes.

Caso a prevenção tenha sido negligenciada e se alcançou o estágio em que a doença periodontal foi detectada, então chegou a hora de agir para combater este problema.

 

A inflamação da gengiva é chamada de gengivite, que devido à higienização incorreta dos dentes, normalmente acarreta acúmulo de bactérias e tártaro, e resulta em sangramento e infecção da gengiva.

 

Se não houver tratamento, a persistência do problema pode avançar pelos demais tecidos, agravando a situação e comprometendo a sustentação do dente, desenvolvendo, assim, a periodontite. 

 

Por isso, é imprescindível que as visitas ao dentista sejam frequentes, para que assim, sempre mantenha a saúde bucal em dia, pois, a solução para problemas iniciais de periodontia se resume à limpeza com flúor, raspagem e remoção da placa bacteriana. No estágio de periodontite, a cirurgia pode ser uma opção necessária.

perguntas frequentes

1 2 3 4 5

agende sua
avaliação