Endodontia

Dentes danificados ou em situações aparentemente comprometedoras, para muitos, ainda são candidatos diretos à extração e colocação de próteses. Errado!  Existem casos em que o dente realmente apresenta um determinado estágio para estes procedimentos. Mas, nem todos são assim. Sem ao menos imaginar, o tratamento de canal pode dar a resolução que o paciente necessita, antes mesmo de uma processo mais avançado.

 

Fazendo parte da especialidade de endodontia, que é o estudo responsável pela polpa do dente, o tratamento de canal é realizado principalmente em casos de cáries profundas, problemas de lesões, doenças e infecções nesta região dentária.

 

Não é somente o surgimento da dor que é um indicativo de que o quadro clínico do paciente apresenta a necessidade do tratamento de canal.  Em situações mais avançadas ou até mesmo crônicas, isso acontece, porém, sensibilidade dos dentes, progresso de cáries não tratadas, coloração diferenciada, ou surgimento de pus podem alertar de que algo não vai bem.

No tratamento de canal procura-se eliminar a infecção causada por bactérias existente na polpa do dente.

A princípio quando o dente está muito inflamado, é necessário intervir com medicação antes de tratá-lo, e na sequência faz-se o procedimento realizado em uma ou mais seções, pois precisa de cuidados específicos.

O procedimento é feito com a abertura do dente, por meio de anestesia local, para que a polpa inflamada seja retirada e a dor eliminada imediatamente. Em alguns casos o paciente fica com um curativo achando que o problema está solucionado e não retorna mais ao consultório, e não é bem assim.

 

Como a dor sumiu e o paciente não retorna para o fechamento do dente e conclusão do tratamento, ele assume riscos e problemas futuros, como a volta da dor ou perda do dente que fica com sua estrutura fraca.

 

É de extrema importância que dentes com canal não sejam negligenciados pelo paciente, pois bactérias ali instaladas podem causar endocardites, que são doenças que afetam o coração, sem que o indivíduo tome conhecimento.

 

Se dor é seu problema não espere mais, agende uma consulta com um especialista na Bdent.

perguntas frequentes

1 2 3 4 5

sorria conosco

Estava atrás de uma clínica que atendesse canal pelo plano e encontrei aqui. Me surpreendi com tudo, principalmente com a atenção e cuidado do dentista. Já indiquei para colegas.

Karla P. F.

agende sua
avaliação